Offset 3 blog

Breve resumo da história da manutenção

Posted on: 20 de agosto de 2011

De certo modo, a manutenção e intrísenca a qualquer sistema de produção.

Sua atual nomenclatura, manutenção, está relacionada ao século XVI na Europa Central, relacionada ao ramo de relógios mecânicos. Montagem e Assistência.
Assim era necessária uma mão de obra especializada para elaborar um atendimento na montagem e para corrigir eventuais problemas que os mecanismos do relógio pudessem apresentar. Esta é uma das “origens” comentadas por alguns autores.

Outros afirmam de que a manutenção, como a entendemos hoje, tem suas raízes na Revolução Industrial, no momento em que é inserida dentro das indústrias.
Voltada apenas para o Reparo de equipamentos quando quebrados. Assim a manutenção só ocorria no momento em que o estado do equipamento encontrava-se num quadro crítico de funcionamento. Sem nenhum planejamento.

Pós segunda Guerra Mundial:
Surgem as primeiras metodologias para a criação de um programa/sistema de manutenção para melhorar a confiabilidade e a durabilidade das máquinas de produção. Assim podemos observar, que o planejamento da manutenção é algo como recente.

Final do século XX:
A partir de 1980, nasce o Gerenciamento dos equipamentos, por meio de sistemas e programas de manuteção. Alguns teóricos  indicam que neste periódo se intensificada o periodo “pós-industrial”, aquele discutido no contexto da manutenção. Com este quadro a manutenção se adapta a necessidade das indústrias, que indiretamente está relacionada com o consumo. A partir destas premissas, os sistemas/programas de manutenção priorizaram como objetivos a diminuição de quebras e perdas e o aumento de produtividade e qualidade.

Neste ponto os sistemas de automatização e controle de processos ficaram mais precisos e eficientes colaborando para a eficácia e eficiência do planejamento da manutenção, principalmente com o desenvolvimento e incorporação dos sistemas computadorizados.

Períodos da manunteção de acordo com Monbray, 1997.

 

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: